História
 
Festa do Vinho

O município de Urussanga está localizado na região fisiográfica de Laguna, e distante 190 km de Florianópolis – Capital do Estado.
O município abriga, em seus 236,49 Km, uma população estimada em 19.000 habitantes predominante de origem italiana.
O núcleo colonial de Urussanga foi fundado pelo Engº maranhense Joaquim Vieira Ferreira, em 26 de maio de 1878. Embora Urussanga fosse apenas um núcleo colonial de Azambuja (Pedras Grandes), esta se tornou imediatamente o maior e mais importante centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina.
A cidade de Urussanga situa-se na confluência dos seus primeiros rios que são: Rio Carvão, Rio Maior, Rio dos Americanos, Rio Salto e Rio Caeté. Seu relevo apresenta uma topografia predominantemente acidentada (colinas) com poucas áreas planas de várzea. A altitude de seus terrenos varia de 35m a 550m acima do nível do mar. A cidade de Urussanga se encontra a 46m acima do nível do mar. O clima é do tipo subtropical úmido com verão quente. No inverno o frio é geralmente com geadas ocasionais.

Festa do Vinho

O município nasceu economicamente com a atividade da agricultura, pecuária, extração de madeira e produção de vinhos. Em seguida teve a sua economia substancialmente fortalecida com a exploração do carvão mineral e o surgimento de indústria no setor cerâmico, moveleiro, metal-mecânico, derivados plásticos, equipamentos agroindustriais, esquadrias de alumínio, bem como a fruticultura, comércio, turismo e outros.
Numa área central de 08 habitantes, situa-se o Parque Municipal “Aldo Cassetari Vieira”, onde se realiza, nos anos pares, a bienal FESTA DO VINHO, na primeira quinzena do mês de agosto.
Neste mesmo parque também é realizada bienalmente e nos anos ímpares a FESTA ROTORNO ALLE ORIGINI, que acontece na última semana de maio, tendo como data principal dia 26, que é a data de fundação de Urussanga, Nesta mesma data comemora-se também o intercâmbio sócio-cultural e econômico.