História
 
Morro da Igreja
No século passado, a Cia. Colonizadora, mesmo não possuindo terras da então Colônia Dona Francisca, continuava a embarcar colonos para região. O número de colonos alojados no rancho da Cia. Aumentava sem que houvesse terras para eles.
Em 1873, um grupo subiu a pé, após dois dias de caminhada, chegaram às margens do Rio São Bento, onde terras haviam sido compradas. Ali construíram o primeiro rancho e de lá partiram para abrir os primeiros caminhos na mata, sempre ao longo do riacho.
Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia e mesmo o Brasil eram os paises de origem dos primeiros habitantes. Foi preciso muita coragem e vontade de trabalhar para construir aqui uma réplica ao menos parecida com a pátria que deixaram.
Dez anos foi o tempo necessário para que os frutos amadurecessem; em 21 de maio de 1883 foi criado o município de São Bento.
Banda da Praça

Francisco Bueno Franco foi o primeiro administrador municipal eleito.
Em 30 de dezembro de 1943 São Bento mudou de nome: passou a denominar-se Serra Alta. Cinco anos depois, voltou a ter direita a sua denominação inicial: São Bento.
Para melhor localizar a cidade, um ponto geográfico foi acrescentado, agora era São Bento do Sul.